quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROJETO: VARIAÇÃO LINGUISTICA EM NOSSO PAÍS.



Projeto de formação e ensino desenvolvido pelos professores Luciana Cristina do Nascimento Silva, Marilza Nunes de Araújo e Rogério Francisco dos Santos com a colaboração da professora coordenadora Eliana Pigari Baptista e das professoras multiplicadoras em Tecnologia Educacional Ivanete de Souza Ferreira Oliveira, Maria Aparecida Crivelli e Marilza Nunes Araújo do Nascimento tem por objetivo Conhecer as diversidades lingüísticas existentes em nosso país, como também valorizar essa riqueza cultural. Dessa forma, socializamo-o com aqueles que gostam de trocar experiências educacionais. Então não tem como deixar de falar do grande ícone brasileiro que representa um pouco de nossa gente, Patativa do Assaré.


O Poeta da Roça
Sou fio das mata, canto da mão grossa,
Trabáio na roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mío.
Sou poeta das brenha, não faço o papé
De argun menestré, ou errante cantô
Que veve vagando, com sua viola,
Cantando, pachola, à percura de amô.
Não tenho sabença, pois nunca estudei,
Apenas eu sei o meu nome assiná.
Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre,
E o fio do pobre não pode estudá.
Meu verso rastero, singelo e sem graça,
Não entra na praça, no rico salão,
Meu verso só entra no campo e na roça
Nas pobre paioça, da serra ao sertão.
(...)
Patativa do Assaré

Vejam a conclusão do nosso trabalho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário